Agenda dos Medicos

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Governo reconhece desempenho das Regionais de Saúde nas estratégias de vacinação contra Influenza


O Governo do Maranhão superou a meta de 90% da Campanha de Vacinação contra a Influenza, estabelecida pelo Ministério da Saúde, alcançando 93,72% de cobertura vacinal. A atuação das Unidades Regionais de Saúde (URS) foi essencial nesse processo, por isso a Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou nessa quinta-feira (5), placas de reconhecimento para os três gestores cujas regionais mais se destacaram.

“É o agradecimento ao trabalho dos gestores, mas também um alerta. Conseguimos resultados positivos na vacinação de Influenza, mas ainda temos uma preocupação quanto a outras. É um incentivo para as futuras ações e um resgate do que fizemos”, destacou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

No ranking das 18 regionais de saúde do estado, Bacabal, com 11 municípios, ficou em primeiro lugar, com a aplicação de 56.867 vacinas (99,96% de cobertura). Itapecuru, composta por 14 municípios, ficou em segundo lugar, com 75.269 doses aplicadas (99,06%). Completa a lista a regional de Viana, com 11 municípios, que aplicou 53.966 vacinas (96,64%). Receberam as placas de reconhecimento os gestores Michael Jakson (Bacabal), Índio do Brasil (Itapecuru) e Roberto César Barros (Viana).

Para o coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu Marques de Almeida, as URS desempenharam um papel essencial na campanha de vacinação contra Influenza, fazendo o acompanhamento direto e monitoramento das ações municipais. “As 18 unidades se empenharam ao máximo, não só o gestor, mas todos os servidores. Onde tiver alguém para ser vacinado, iremos atrás”, comentou.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, a alta cobertura na vacinação contra Influenza significa maior proteção entra a doença para a população. “Isso nos dá mais tranquilidade em relação à ocorrência de surtos. Em relação aos hábitos importantes para a garantia de saúde, ainda existe em nossa população um comportamento que compromete. O Brasil ainda precisa investir em educação para aumentar a vacinação de todo tipo”, afirmou Graça Lírio.

Fonte :  ses- Ma:
Reportagem : Departamento de comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário