Agenda dos Medicos

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Governo investe na capacitação de auditores e fortalece rede estadual de saúde


Auditores em saúde aprovados no seletivo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram do I Seminário Institucional do Serviço de Auditoria como Instrumento de Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado nesta quinta-feira (5), no auditório da Escola Técnica do SUS, em São Luís.

De acordo com a secretária Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, o principal objetivo do seminário é destacar a atuação dos auditores e continuar qualificando a gestão. “O trabalho destes auditores tem sido um instrumento para avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população e para a educação continuada dos atores envolvidos. A ação visa a melhoria progressiva da assistência à saúde, dentro das propostas de universalidade, igualdade e equidade. É um trabalho importante que dá sustentação à saúde, principalmente na melhoria dos serviços prestados”, afirmou.

Nestes seis primeiros meses de atuação, os profissionais têm contribuído para qualificar a atuação das unidades da rede estadual de saúde. “Esse processo de trabalho de forma coletiva dá sustentação à saúde, para que seja possível oferecer uma melhor qualidade da assistência. Esse é o objetivo da Secretaria Estadual de Saúde: dar ao usuário o acesso a uma assistência com cada vez mais qualidade na prestação do serviço”, afirmou a chefe da Auditoria da SES, Ieda Vanderlei.

A auditora Vânia Martins, aprovada no seletivo, destaca a importância do fortalecimento de áreas estratégicas. “Em pouco tempo a gente já agregou muito o trabalho. Hoje os diretores das unidades nos têm como parceiros. Vamos fazendo um alinhamento entre o que a unidade tem de capacidade instalada, o que está oferecendo e vendo se está alcançando as metas, porque não está e o que pode ser feito para melhorar”, destacou.

Dentro das atividades desempenhadas pelos auditores de saúde, destacam-se aferir a preservação dos padrões estabelecidos para fortalecimento do SUS; fazer levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, quantidade, custos e gastos com a atenção à saúde; verificar e validar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados; bem como fiscalizar a gestão e a execução dos planos e programas de saúde de governo.

Para Wellington Jorge, auditor de saúde em atuação na Regional de Saúde de Itapecuru, a avaliação e o controle em saúde constituem instrumentos fundamentais de monitoramento das políticas de saúde para a redefinição dos objetivos da instituição, a realocação dos recursos e a readequação de suas ações.

“Hoje nós estamos atuando nas 19 Regionais de Saúde, no meu caso em Itapecuru. Nosso trabalho fortalece a gestão, para que os administradores dos hospitais possam prestar um serviço de qualidade ao usuário do SUS. Ao longo dos últimos seis meses estamos atuando para melhorar ainda mais as unidades e com isso a prestação de serviço”, comentou.

Fonte: SES-MA:
Reportagem: Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário