Agenda dos Medicos

sexta-feira, 8 de junho de 2018

AGENTES EM AÇÃO, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É A MELHOR HORA ?


Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidezes em adolescentes. Para ter-se uma ideia, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorriam nessa faixa etária. Em 2000, portanto apenas dez anos depois, esse índice aumentou para 18%, ou seja, praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam entre os 12 e os 19 anos. 

Colégio Cleobeto de Oliveira Mesquita







 ACS De Santa Luzia do Paruá
 ACS De Santa Luzia do Paruá

 Abertura do evento com o Agente Ribamar Rosa





ACS De Santa Luzia do Paruá




Gravidez na adolescência não é novidade na história de vida das mulheres. Provavelmente muitas de nossas antepassadas casaram cedo, engravidaram logo e, durante a gestação e o parto, não receberam assistência médica regular. Erros e acertos dessa época se perderam no tempo e na memória dos descendentes.

A sociedade se modernizou; as mulheres vislumbraram diferentes perspectivas de vida. No entanto, tais avanços não impediram que, apesar da divulgação da existência de métodos contraceptivos bastante seguros, a cada ano mais jovens engravidem numa idade em que outras ainda dormem abraçadas com o ursinho de pelúcia.

                                             HÁ FALTA DE INFORMAÇÃO?
Você acha que as adolescentes engravidam por falta de informação?
Não acredito. Todas sabem que, se tiverem uma relação sexual sem os cuidados necessários, podem engravidar. Dados indicam que 92% delas conhecem pelo menos um método contraceptivo, pelo menos a camisinha elas conhecem.

Portanto, não é a desinformação que leva à gravidez na adolescência. Talvez o pensamento mágico dos adolescentes que influencia a maneira de buscar a si mesmos, o imediatismo e a onipotência que lhe são característicos sejam fatores que possam justificar  o número maior de casos.
Hoje, não há menina que não saiba que pode engravidar, mas todas imaginam que isso só acontece com as outras, jamais irá acontecer com elas.

Enfermeiras,Dayana Ferraz  e  Mileia Chaves

Por isso os Agentes comunitários de saúde em Santa luzia do Paruá,estão fazendo um trabalho de alerta as crianças e adolescentes de algumas escolas da rede publica enfatizando essas informações juntamente com as enfermeiras,Dayana Ferraz  e  Mileia Chaves e com o apoio da Secretaria de Saúde de Santa luzia do Paruá 

Apoio Secretário Dr. Gean Cesar de Albuquerque

Reportagem : Departamento de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário