Agenda dos Medicos

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Os Agentes de Edemias Já Estão na 2ª Etapa do Lira 2018


O LIRA é o levantamento rápido do índice de infestação, ou seja, de forma rápida e segura através de estudos estatísticos e probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de uma cidade.



O índice de infestação predial (IP) é o resultado dos imóveis positivos (que tinham larvas de Aedes) dividido pelo total de imóveis pesquisados vezes 100, ou seja IMÓVEIS POSITIVOS / TOTAL DE IMÓVEIS X 100.



Com o LIRA consegui-se o índice de infestação de forma rápida e divido por extrato com os bairros e o criadouro predominante em cada área. FUNCIONA DA SEGUINTE MANEIRA.




COM OS DADO:
- Número de imóveis;
- Número de Agentes;
- Quarteirões devidamente numerados por bairro.




Essas informações são inseridas no sistema do ministério da saúde que através de probabilidade informa aleatoriamente quantos e quais quarteirões devem ser visitados, e em quantos dias deve ser feito esse levantamento. 


Com isso a equipe de Agentes de Combate a Endemias, visita os quarteirões na metodologia de 1 casa SIM e outra NÃO. Em geral o município deve fechar o LIRA em 5 a 7 dias para tomar as providências quanto ao combate ao vetor.

Este e o Resultado do 1º LIRA do ano de 2018 que ate o momento essa e situação do município de Santa Luzia do Paruá, Médio Risco que é 3.3%

OBS: IP menor que 1%, Baixo risco de epidemia.
         IP entre 1 e 3%,  Médio risco de epidemia.
         IP acima de 3% Alto Risco de epidemia de dengue.


Veja o Trabalho dos Técnicos no Laboratório: 

Técnica Deia Sousa
 Aux.: De Laboratório Mikaelly




 Algumas Larvas Coletadas e sendo analisadas


Aqui você pode fazer seu exame de sangue para analise de coração grande,anemia falciforme,malaria,xistossomose e Dengue.


Reportagem : Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário