Agenda dos Medicos

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Eu Sou 12 por 8: Para Quem Tem Bom Coração



Hoje dia 24 aconteceu mais um trabalho dos profissionais da saúde de Santa Luzia do Paruá, Desta vez  foi no distrito Paruá no ginásio poliesportivo Raimundo Paulo, Contamos com o apoio dos agentes de saúde daquela localidade foi um sucesso e ainda foi feito e realizado triagem (verificação de peso,altura,pressão arterial,glicemia capilar em jejum), vacinação contra influenza,testes rápidos para HIV e sífilis.







E ainda contou com a presença da nutricionista SANDY, que no momento falou a respeito de uma alimentação adequada e saudável, alem da presença da fisioterapeuta e coordenadora do Nasf Lucélia, E da tereaupeta ocupacional Izabel, onde por sua vez fez alongamento e exercícios físicos com a população presente.



E foi também ofertado a todos um belíssimo café da manha.  



 Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.


Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional.  



Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante.

12x8
 A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.
 Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

 A arma mais poderosa para combater a hipertensão é a informação. E você pode ajudar a espalhar conhecimento sobre essa condição entre as pessoas.
Agradece o enfermeiro Carlos Henrique,da coordenadora da atenção básica Paula Rafaela e secretário de saúde Gean Cesar de Albuquerque.


Apoio: Secretária Municipal de Saúde e Prefeitura municipal de Santa Luzia do Paruá.



Reportagem Departamento de Comunicação  


Nenhum comentário:

Postar um comentário